Nossa História

O Centro Social Marello foi fundado em 14 de agosto de l995 pelo Padre Ciriaco. A princípio, tinha como participantes o público de setenta e três adolescentes, moradores do bairro Portão. Esse público tinha a faixa etária de 12 a 18 anos.

A primeira atividade desenvolvida foi o reforço escolar. Posteriormente foram aplicadas as oficinas de datilografia, artesanato e informática. O Serviço Social e Psicológico atuava de forma integrada aos demais serviços, desenvolvendo suas atividades junto aos atendidos, educadores, familiares e comunidade. Essas atividades permaneceram estruturadas desta forma até 2009.

A partir desse ano, o número de adolescentes matriculados passou para 130, e as seguintes atividades foram desenvolvidas: artesanato, corte e costura, serigrafia, panificação, práticas diárias, informática e digitação, musicalização, teatro, ensino religioso, formação humana e preparação para os sacramentos.

Foi também em 2009 que o Centro Social Marello anunciou a proposta de fazer um trabalho preventivo com crianças de 06 a 14 anos, dando continuidade nos trabalhos desenvolvidos nos Centros Educacionais Infantis. São realizadas atividades de apoio escolar e recreativas, encontros abordando temas para formação humana, e também oficinas de música, xadrez e artesanato.

Em 2018 iniciamos com uma nova proposta, crianças de 5 a 9 anos, que frequentam Escolas Públicas no Fundamental 1 e fazem o contraturno no projeto. Em cada projeto trabalhado, oportunizamos o desenvolvimento de aptidões e habilidades pessoais e individuais; estimulamos o raciocínio, a percepção, a criatividade e a imaginação, por meio de atividades culturais e artísticas; Proporcionamos às crianças uma maior integração social baseada, sobretudo, na amizade e no respeito mútuo; oportunizamos as crianças um atendimento adequado para desenvolver a socialização e a inclusão, para garantir um futuro melhor e envolvemos a Família nos principais momentos.

Em 2019 o Centro Social Marello, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais previstos na Resolução nº 109 de 11/11/2009, oferece o Serviço de Proteção Social Básica com a realização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo crianças e adolescentes garantindo o espaço acolhedor para convivência, formação humana, participação, cidadania,  autonomia, despertar habilidades, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária com intervenções  planejadas em  oficinas, experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.